Jacinto-de-água

 

Família: PONTEDERIACEAE
Género: Eichhornia
Espécie: Eichhornia crassipes

 

O Jacinto de água é uma espécie originária da floresta da Amazónia, que foi introduzida na Europa por motivos adornais.

 

Sendo uma planta flutuante, facilmente se desloca com as correntes de água e com o próprio vento, chegando a formar densos e intermináveis tapetes, que tapam completamente a superfície da água, prejudicando, assim, todo o normal ecossistema aquático, uma vez que se dá uma alteração das características físico-químicas das águas, devido à impossibilidade de a luz solar penetrar uma massa tão compacta de folhagem.

 

Reproduzem-se rapidamente por meios vegetativos e germinativos (por rizomas ou pequenos fragmentos), mas também produzem frutos e sementes em abundância.

 

No seu local de origem é comida por peixes e mamíferos aquáticos herbívoros (constitui o alimento preferencial do mamatim). Na ausência destes animais o jacinto de água reproduz-se com muita facilidade, cobrindo rapidamente os rios e seus afluentes.

 

A sua introdução nos sistemas de água das cidades deve-se à sua característica de absorver e acumular poluentes, "filtrando" a água. Porém, quando em abundância, impede a proliferação de algas responsáveis pela oxigenação da água, causando a morte dos organismos aquáticos.